Um lugar para ficar.

, , No Comments
Hey gente, estou aqui para recomendar um livro que amei demais! 

Ele se chama "Um Lugar Para Ficar" de Deb Caletti.
Eu realmente me apaixonei pelo livro, ele é fantástico. Claro que também vi críticas negativas, mas aqui fica minha opinião. 

A história gira em torno de Clara, que viaja com seu pai para uma cidade à beira mar durante o verão para fugir de seu ex-namorado obsessivo, Christian. A relação deles havia sido intensa desde o início, e ele era um garoto gentil, atencioso, afetuoso, esperto e lindo, mas também possuía um lado sombrio que constantemente vinha a tona: o ciúmes exagerado, o nervosismo vinha a tona por qualquer brincadeira tola. Christian era controlador, possessivo, e Clara cada vez mais sentia-se sufocada pela relação - mas nem tudo era horrível e ela se apegava muito aos momentos bons. Até que ela chegou ao seu limite e era hora de dar um basta.
Clara é o tipo de protagonista que tinha tudo para me irritar pelo simples fato de que levou a relação à diante - mas esse também é o tipo de ideia que nós temos quando não conhecemos a história da pessoa (ou personagem) em questão. Era o famoso preconceito se manifestando. Ainda que Christian não tivesse chegado ao ponto de agredir Clara fisicamente, suas palavras eternamente apelativas e seu temperamento completamente instável a assustavam ao ponto de fazer o medo ser algo constante e quase natural em seu dia a dia. Eu adorei o modo como a autora conseguiu construir sua história de modo a explicar a visão de Clara, os motivos que levaram a protagonista a tomar cada decisão que tomou. Meu preconceito foi embora e tudo o que eu queria fazer era torcer por Clara e por seu pai, outro personagem que ganha seu drama pessoal que conseguiu me conquistar.
A construção dos personagens foi muito bem feita, especialmente de Clara. A autora tem a habilidade de transcrever sensações e sentimentos que me fizeram imergir na história de modo imediato, onde eu sentia o que a protagonista sentia - fosse o amor, o desespero ou os pés descalços na areia da praia. Tive vontade de sair grifando vários quotes, porque "Um lugar para ficar" é esse tipo de livro - cheio de frases que despertam alguma coisa no leitor. O modo como Deb Caletti resolveu escrever sua trama também me agradou muito - ela intercalou presente e passado entre capítulos, até que os dois se encontrassem nas páginas finais. Além disso, havia também as notas de rodapé, escritas pela própria protagonista, o que deu a sensação de o livro ser quase um diário, e assim também se deu minha proximidade com os personagens e a história no geral. 
Não tenho nada a reclamar. Foi uma leitura viciante, com um enredo que me deixou intrigada, tensa, mas a escrita leve de Deb Caletti equilibrou-se com a história e a leitura tornou-se extremamente rápida. Li de uma vez só e gostei de tudo que li. Só me resta recomendar a leitura para todos aqueles que se lembram da sensação de se apaixonar - e se esquecer de que nem tudo em todos é amor. 
Postar um comentário